segunda-feira, 21 de junho de 2010

Resumo Gênero Textual: Relevância e Aplicação no Ensino de Língua Estrangeira


A interação entre os falantes de uma língua realiza-se no discurso, isto é, por meio da produção de textos – sejam eles orais ou escritos. Todo o enunciado é, necessariamente, social e ideológico e, portanto, dependente do contexto no qual está inserido e da intenção comunicativa de seus falantes. Nesse sentido, o aprendizado em língua pode se beneficiar do ensino por meio dos gêneros textuais, uma vez que estes são definidos como eventos comunicativos com propósitos e características particulares que envolvem os falantes de uma determinada cultura. A classificação dos gêneros é infinita, e se modifica conforme as mudanças que ocorrem na sociedade – ora desaparecem, ora se criam novos gêneros para atender às necessidades de um propósito comunicativo específico. Cabe ao professor oportunizar ao aluno o contato com o maior número possível desse leque de variedades a fim de torná-lo apto a interagir de modo autônomo e efetivo em situações de comunicação. Este trabalho tem a finalidade de refletir sobre os aspectos teóricos e práticos dos gêneros textuais bem como apontar a sua relevância no ensino de língua estrangeira, em especial.
Palavras-chave: língua, texto, gênero textual, ensino de língua


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