segunda-feira, 21 de junho de 2010

GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUAS: REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO


A comunicação humana atende a finalidades diferentes nos níveis pessoal e social. Ao assumirmos e mantermos nossas posições nos vários contextos sociais, comunicamos, mediante nossos propósitos e de acordo com formas lingüísticas apropriadas, informações, idéias, crenças, emoções e atitudes, para expressar solidariedade, harmonia, cooperação ou desacordo, desprazer, entre outros. A aquisição das habilidades de comunicação constitui um longo processo que deve estar relacionado ao discurso, ou seja, à linguagem em uso e ao contexto global que contribui para a comunicação. Visto dessa perspectiva da linguagem em uso, e uma vez que nos comunicamos por meio de gêneros, segundo Bakhtin (1992), o propósito comunicativo do texto (Swales, 1990) é o fator primordial relacionado ao gênero. É esse propósito comunicativo que modula o gênero e lhe dá uma estrutura interna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário