sábado, 6 de novembro de 2010

Se ajudarmos os alunos a verem que um texto contém algo importante para eles, algo realmente interessante, eles...




A leitura é um processo no qual o leitor participa com uma aptidão que não depende apenas da sua capacidade de decifrar sinais, mas sim de dar sentido a eles, compreendê-los. Vai, portanto, além do texto e começa até mesmo antes do contato com ele. O leitor deixa de ser mero decodificador ou receptor passivo. E o contexto em que ele atua passa a ter influência apreciável em seu desempenho de leitura. A noção de texto, neste sentido, também sofre uma ampliação, não ficando mais restrita aos limites da frase, mas se abre para englobar diferentes linguagens (KLEIMAN, 1995).

Cabe, portanto, ao professor dar o "ponta pé" inicial para que a perspectiva defendida seja posta em prática. Conforme salienta Bazerman (2006),
"(...) precisamos ajudar nossos alunos a descobrir razões para se interessarem pelo texto que à primeira vista lhe parece estranho. Se ajudarmos os alunos a verem que um texto contém algo importante para eles, algo realmente interessante, eles aprenderão a atravessar montanhas de dificuldades que ficam entre eles e o que eles querem. Isso é interessante." (BAZERMAN,2006: 49).

http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem20/COLE_4113.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário