segunda-feira, 31 de maio de 2010

BLOG


BLOG: termo reduzido de weblog. É um tipo de diário virtual público que contém informações específicas sobre uma determinada pessoa, lugar ou situação e que é usado para expressar idéias, opiniões e posição em face de determinado assunto. Também conhecido como “diários da internet”, com a característica de conter também imagens e links, e ainda a opção de fazer comentários ou críticas sobre o assunto, as imagens ou mesmo sobre o autor do blog (blogueiro). Por ter a forma de diário, pode ser atualizado diariamente e as postagens aparecem numa ordem cronológica reversa, ou seja, as primeiras postagens ocupam os últimos registros, com a data e hora decorrente e as últimas aparecem primeiras. Caracterizado por uma ampla gama de opções de formato, esse gênero foi rapidamente assimilado pelos adolescentes e jovens no mundo inteiro. No contexto educacional, ainda é uma prática pouco usada, apesar de oferecer muitas possibilidades de uso pedagógico. O blog pode ser uma ferramenta de grande eficácia no ensino e aprendizagem, propiciando um novo meio de comunicação entre professores e alunos.
Pode ocorrer um maior nível de aproximação, melhorando as relações interpessoais, e ainda, possibilitar maior reflexão sobre as colocações de cada um. Pode também proporcionar uma conexão entre os falantes da língua alvo de diversos países e favorecer a aprendizagem, por meio
de troca de experiências, da língua e de outras culturas. Espera-se que num futuro próximo, os
professores descubram a potencialidade desse gênero e desfrutem mais um recurso virtual, como um espaço de escrita e leitura valioso para a educação.
Todos esses gêneros, e ainda os que virão com a criatividade e inovações advindas da internet, nos remete a uma maior interação social e interpessoal, a qual proporciona uma interação mundial e compartilhamento de experiências que impulsionam o desenvolvimento interativo de toda uma sociedade. Como nos lembra Lévy (1998), a internet permite uma ”coordenação das inteligências em tempo real”, e atinge uma “mobilização efetiva das competências”. Po isso, na voz de Paiva (2006), “deixamos de ser seres humanos isolados para nos transformarmos em uma rede humana comunicante e conseguimos, através da mediação do computador, comunicar, ao mesmo tempo, com muitas pessoas, sem limitações de tempo e espaço”.


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